Skate Parques

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Skate Parques

Mensagem  Miguel Magalhaes em Ter Dez 20, 2011 3:21 am

Caros colegas, decidi-me a perder umas horas a recolher informações relativamente a Skate Parques que passo a partilhar convosco.

1. Tipos de Skate parques

1.1. Convencional

(Alcácer-do-Sal)

Monsanto (Lisboa)

1.2. Bowls ou Pools

Poucos exemplares em Portugal, mas quando proposto convém ter em consideração o nível praticado na cidade em estudo. Para iniciantes pode ser difícil começar em Bowls.

Ermesinde

1.3 Full-pipes

Não existe nenhum em Portugal e considerando o uso que lhe dão nos states... Acho que não vale a pena investir dinheiro num completamente full.

1.4. Snake

Como o nome indica é como que um escorrega em "Zig-Zags"
Existe um em Albufeira.

1.5 Skate Plazas

Raríssimas em Portugal
Acaba por se revelar como um espaço urbano, amplo, com elementos para skatar muito ténues, facilmente se confunde com uma praça. Dai o nome. Skate plaza.
É atualmente o mais procurado porque revela-se o cruzamento do skate parque com o street skating.

Com base na experiência que tenho em cima "do carrinho", acredito que é nas skate plazas que nós, enquanto arquitetos paisagistas podemos intervir. Se por um lado aqui acredito que podemos intervir, na conceção de rampas num formato mais convencional, existem empresas especializadas que conhecem melhor as dimensões, ângulos e proporções das rampas melhor do que vocês ou eu alguma vez saberemos portanto... cada macaco no seu galho que para skate parques mal feitos por arquitectos "radicais" está o pais cheio...

Largo de Jesus (Setúbal)

Grandes exemplos na Europa:

. Colónia - Alemanha (O vídeo ajuda a ter uma boa perceção do espaço)

. Helsínquia - Finlândia (Desenhado por um arquiteto skater - Janne Saario - o conceito é criar pequenos canteiros que acompanham os obstáculos)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O facto de haverem diferentes tipos de parques, não invalida que não se juntem as diferentes tipologias.
O maior skate parque existente em Portugal é o de Albufeira (a baixo) e como se pode observar, tem pools, snake, escadas (plaza) e uma parte mais convencional.

Miguel Magalhaes

http://www.fishaiskateboarding.pt.vu/

Empresas de Parques Radicais

Mensagem  Miguel Magalhaes em Ter Dez 20, 2011 3:35 am

Existem duas grandes empresas em Portugal a produzir Parques Radicais:

Radical skate Club - Contacto

Academia dos Patins (Parque de Évora) - Website

Atenção:
Como o próprio nome indica, ambos estão direcionados para ramos diferentes. Não se deixem levar por um pensamento retrogrado de que "patins e skate é tudo a mesma coisa".
As dimensões das rampas variam consideravelmente bem como as distancias entre elas. Tentem perceber qual o publico alvo na vossa intervenção.

Relativamente a outras empresas não especializadas em desportos radicais como por exemplo a Fabrigimno, tenho a dizer que todas as rampas aí desenhadas são:

- Perigosas,
- Mal construidas,
- Com materiais de fraca duração,
- Medidas absurdas,

Se estão com o orçamento apertado e esse tipo de empresas não especializadas tem preços mais acessíveis, a minha opinião enquanto skater é:
Não, Obrigado.
Miguel Magalhaes

Skateboarding Vs Architecture

Mensagem  Miguel Magalhaes em Ter Dez 20, 2011 3:43 am

Um estudo sobre o espaço Público e a maneira como os skaters se relacionam com o mesmo.

Skateboarding VS Architecture: A Study of Public Space and Materiality in Auckland City from SwineTrotters on Vimeo.

Miguel Magalhaes

Re: Skate Parques

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: